1 – Exercício das três listas

1 - Exercício das três listas

O cuidador, juntamente com a pessoa cuidada, deve pegar em três folhas de papel. De seguida, o cuidador escreve no início de cada folha o seguinte: “Meus pontos fortes”; “Minhas conquistas mais importantes”; “O que eu mais admiro em mim”. A seguir, o cuidador incentiva a pessoa a ser cuidada a escolher uma das folhas para começar. A pessoa que está sendo cuidada deve refletir e partilhar com o cuidador o que pensa ao ler o título da folha e, posteriormente, escrever nela o que considera mais apropriado. O cuidador deve incentivar a pessoa que está sendo cuidada a partilhar e expressar suas emoções. O cuidador não deve julgar e deve reforçar positivamente as ações e conclusões alcançadas pela pessoa que está sendo cuidada. No final, quando as folhas já estão preenchidas, o cuidador e a pessoa cuidada pensam e decidem juntos como irão estruturar as listas, para as poder espalhar em três lugares da casa, onde a pessoa cuidada passa a maior parte do tempo. Se for possível, o cuidador deve negociar com a pessoa que está sendo cuidada para sair de casa para comprar uma moldura para colocar as listas.